Dr José Albino - Endocrinologista

Brasil: maior lixeira química do mundo

Artigos

Somos a maior lixeira química do mundo”, disse Sonia Hess, que estudou todos os agrotóxicos autorizados no Brasil. “Os resultados são chocantes”.

Ela se refere também a outras conclusões de seu levantamento: em 2020 foram comercializadas no Brasil, pelo menos, 243.531,28 toneladas de agrotóxicos banidos na União Europeia. No ano seguinte, ao menos 289.857,41 toneladas.

Ou seja, têm registro e são líderes de vendas no Brasil ingredientes ativos de agrotóxicos sem registro ou com uso proibido na União Europeia.
Isso justamente pelos danos à saúde e ao meio ambiente. Em sua pesquisa, Sonia Hess encontrou 364 agrotóxicos de base química. “Desse total, 191 (52,5%) não têm registro ou tiveram seu uso banido na União Europeia”.
Segundo ele, para garantir os lucros fabulosos dos fabricantes de agrotóxicos e do latifúndio agro-exportador brasileiro, “o Estado brasileiro está permitindo o contato direto e indireto com substâncias altamente perigosas e com potencial para causar enfermidades terríveis em seres humanos. E causar um processo de contaminação de ampla duração nos ecossistemas naturais brasileiros.

Quando será que entenderão que vivemos em um ecossistema que precisa de equilíbrio? Que esses produtos matam o solo, os lençóis freáticos, as nascentes e a nossa saúde?

Brasil: maior lixeira química do mundo.

Em caso de dúvida procure Dr José Albino Médico Endocrinologista em Florianópolis.
Santa Catarina

Compartilhe!

Mais recentes

Marque uma consulta!

Em caso de dúvida procure Dr José Albino Médico Endocrinologista em Florianópolis/SC.